Quem Somos

A Ordem DON “Daughters of the Nile ” – Filhas do Nilo é uma organização fraternal internacional, sem fins lucrativos, para mulheres, que trabalha junto aos Shriners, em prol de melhores condições de vida às crianças portadoras de anomalias graves.

Através da “Fundação Filhas do Nilo” dos Estados Unidos e da “Fundação Canadense”, as Filhas do Nilo contribuem anualmente com doação para o Shriners Children’s para ser usada para o atendimento médico e reabilitação de crianças e fazem também trabalhos manuais, doam livros, brinquedos, roupas, para uso das crianças.

Shriners Children´s é uma rede de 22 hospitais nos Estados Unidos, Canadá e México, conhecidos por fornecer a mais alta qualidade de atendimento a crianças com neuro músculo esqueléticos, lesões na medula (osteogêneses imperfeita / ossos de vidro), queimaduras e, lábios leporinos e fendas palatais, além de propiciar a formação de médicos e outros profissionais da saúde, e favorecer a realização de pesquisas para descobrir novos conhecimentos que melhorem a qualidade de atendimento e qualidade de vida das crianças e famílias.

No Brasil as Filhas do Nilo contribuem anualmente para o AMAL Shriners, que apoiam e subsidiam tratamento cirúrgico/reabilitação nas especialidades atendidas, para as crianças brasileiras, seja na preparação e envio de crianças do Brasil aos Shriners Children´s ou em instituições locais. Para saber mais sobre os tratamentos, clique aqui.

O que é ser uma Filha do Nilo?

Ser uma Filha do Nilo é fazer a diferença. É ter orgulho de pertencer à um grupo de mulheres que se dedicam para se estender além dos limites de seu mundo pessoal para ajudar na linda filantropia de ajudar o próximo, de melhorar a vida de crianças e de suas famílias.

As Filhas do Nilo compartilham laços especiais de comunhão umas com as outras, e baseiam-se na crença na paternidade Divina e na irmandade das mulheres.

O que fazemos

Para levantar fundos, que são doados ao AMAL SHRINERS para o custeio dos tratamentos, as Filhas do Nilo realizam eventos, projetos, venda de produtos da marca SHAKAR e participam de campanhas benemerentes.

Através de nossos projetos, também fazemos doações de medicamentos, roupas, brinquedos, produtos de higiene pessoal, e cadeiras de rodas adaptadas para necessidades das crianças.

Nossas atividades são realizadas sempre com alegria, respeito e cooperatividade, pois a proposta da Ordem é que a condução dos trabalhos em prol das crianças, seja feito com muita leveza, diversão e união.

Nossas atividades administrativas e criativas são realizadas pelas componentes da Ordem, que doam seu tempo e conhecimento para que nosso sonho se materialize. Cada membro contribui de acordo com sua capacidade, experiências, conhecimentos e disponibilidade.

Conheça nossos projetos e nossas ações.

Nossa História

A Ordem DON “Daughters of the Nile” – Filhas do Nilo foi fundada em 1913, em Seattle – Washington (Estados Unidos), quando um grupo de mulheres, esposas de Shriners, se uniram para criar uma forma de trabalhar junto com os Shriners. Foi fundada para a construção do caráter entre as mulheres, interação social e serviço ao próximo.

Esses ideais levaram ao trabalho para as crianças especiais atendidas pelos Shriners. Aos poucos, esse grupo foi se estruturando, organizando as suas atividades e expandindo sua atuação para o Canadá, e em 2018 ao Brasil. Hoje, são 134 templos: 122 nos Estados Unidos, 11 no Canadá e 1 na América do Sul

As membros da Ordem, desde 1924, doam voluntariamente o seu tempo, seus talentos e recursos, aos 22 renomados Hospitais Shriners para Crianças, localizados nos Estados Unidos, Canadá e México ou, para apoiar e custear os tratamentos necessários em instituições locais.

Em março de 2017, após uma Cerimônia de Iniciação dos Shriners, despertou-se em um grupo de esposas a vontade de conhecer e buscar informações no exterior sobre como poderiam ajudá-los em seus objetivos. Foi formado um grupo para comunicação entre as participantes e para fomentar pequenas ações. A partir disso sentiram necessidade de nomear esse grupo.

O nome escolhido foi SHAKAR, que em árabe significa Gratidão.

Na ocasião, foi nomeada uma embaixadora para atuar junto às Ladies dos Estados Unidos e Canadá, e foi estabelecido contato com a Suprema Rainha, que fez a apresentação da estrutura da Ordem Filhas do Nilo às ladies brasileiras. Por convite das Daughters of the Nile (DON), a então embaixadora Sandra Menezes Silva foi iniciada na Ordem, em 24 de fevereiro de 2018, durante o Congresso Regional em Buffalo, Estados Unidos.